outubro 09, 2009

ELES DEFENDEM O LIBERALISMO ELITISTA, MAS BAJULAM A CLASSE MÉDIA

Manchete de O GLOBO (9.10.2009): “GOVERNO PUNE CLASSE MÉDIA POR BAIXA ARRECADAÇÃO”. Já O ESTADO DE SÃO PAULO foi mais discreto, numa chamada de primeira página: “FAZENDA FAZ CAIXA COM RESTITUIÇÃO DE IR”.

Aparentemente, notícias de economia, para dizer que há um atraso, já reconhecido pelo Governo, na restituição do imposto de renda. E toda a famosa mídia golpista cai de pau no Governo, por causa disso. Como se fosse o maior crime que pudesse cometer.

As intenções são mais do que claras e são as de sempre: desgastar o Presidente, dizendo falsidades através de meias palavras. Não engolem que todos os índices macroeconômicos do País contradizem esse tipo de afirmação.

Senão vejamos: por que há baixa arrecadação?

Ninguém lembra que, diante da crise internacional, o País se saiu de forma brilhante, sem deixar que entrássemos em recessão. E fez o que todos os demais países do mundo fizeram: deu incentivos fiscais a vários setores e investiu pesado em obras e em infraestrutura. Ou seja, fez o chamado dever de casa, para justamente salvar os empregos da classe média.

Com isso, a diminuição da arrecadação é apenas uma das consequências plenamente justificáveis. E como o Governo não tira dinheiro das impressoras da Casa da Moeda (como acontecia no passado e levou o País à hiperinflação), agora é justo que a mesma classe média segure um pouco a sua ansiedade no recebimento da devolução do Imposto de Renda, como uma forma de contribuição pela manutenção de seus empregos.

Mas, se é isso que todos os jornalistas e comentaristas econômicos que tenham em funcionamento dez por cento de um dos neurônios sabem, não é isso o que dizem para o povo. É preciso meter o pau no Governo, desgastá-lo com a classe média. Essa mesma classe média para a qual eles estão cagando e andando, quando defendem os que querem a venda da Petrobrás, os que querem a imposição daquele antigo modelo neoliberal que quebrou o País várias vezes, para reeleger os seus queridinhos, os que não querem ver o povo em melhores condições de vida.

Então, é isso: não lhes basta mentir, vender o País, defender políticas ultrapassadas, manter o povo na miséria. É preciso ir fundo e comprometer até a lógica mais elementar, para defenderem os que se dizem tão sábios e tão inteligentes, que permitem que a Universidade de São Paulo deixe de ser uma das duzentas maiores instituições de ensino do mundo.

São esses os que a mídia quer para governar de novo o País, para entregá-lo a preço de banana (agora vendida a quilo) aos interesses do capital internacional, como fizeram com inúmeras empresas anteriormente.

São mesmo uma cambada de sacanas!

Nenhum comentário: