março 28, 2009

RATOS EMPLUMADOS

Se há indecisão, no PSDB, quanto ao candidato à Presidência em 2010, não há nenhuma indecisão sobre a formação de caixa para a campanha.

O que a Polícia Federal descobriu, ao investigar as falcatruas de diretores da Camargo Correa, deixa clara a ponta de um imenso iceberg: em conluio explícito do presidente da FIESP (o maior ninho conservador deste País) com as aves emplumadas do PSDB, mais os demos e outros partidos menores, da oposição, está-se a formar, talvez já há algum tempo, o caixa da campanha oposicionista do ano que vem.

Não há nenhuma dúvida de que o financiamento público de campanhas políticas não virá e, mesmo que venha, há sempre o recurso dos gastos por fora, patrocinados pelas empresas interessadas no próximo governo que, eles apostam alto, será formado pela galera sequiosa (e há muito na seca) de tucanos e demos, a dobradinha mais espúria da história política recente do Brasil.

Enquanto as investigações denunciam o escândalo, os impolutos deputados e senadores democratas e tucanos estarão no Congresso a esbravejar contra a politização da Polícia Federal, fazendo juras de honestidade que não passam nem no mais vergonhoso teste de veracidade que se possa fazer. São todos uns caras de pau, santinhos do pau oco, ladrões de casaca espoliados de suas boquinhas, de suas sinecuras, agora dispostos a tudo para voltar ao poder.

E a mídia, claro, vai dar uma mãozinha santa, publicando só o que interessa e, quando não for possível esconder mais a grande sacanagem que está aí, tentarão por panos quentes e desconversar. Mas a sujeira está aí, como a lavagem de dinheiro subtraído dos cofres públicos em obras superfaturadas, no que eles têm know-how há mais de cinquenta anos, desde a inauguração de Brasília. As grandes lavanderias desse País estão instaladas em redutos elegantes, como a Avenida Paulista, em São Paulo, e um dos seus maiores ratos, fantasiado de tucano ou vice-versa, é o presidente da FIESP, esse Paulo Skaf, ou PS, como aparece nos telefonemas grampeados da Camargo Correa.

Roubar é preciso, preciso como o corte cirúrgico de um médico, numa operação cardíaca. E roubar, para essa gente, é questão não apenas de sobrevivência, mas de hábito. Está no seu DNA. Todos os demais, mesmo os que se arriscaram nas bobagens do Marcos Valério, são amadores. Por isso, não acredito que o Ministério Público vá ter bala na agulha para investigar a fundo o que deve ser o verdadeiro mar de lama que invade os segmentos mais conservadores desse País.

Há caixas pretas espalhadas por aí: no Rio Grande do Sul, em São Paulo, em Minas e em muitos outros lugares. São tubarões, no verdadeiro sentido da palavra, gente muito poderosa, que não titubeia diante de juízes ou de promotores públicos, porque tem a seus pés forças de grande persuasão pública. O marketing de probidade está feito. É só enfrentar a onda com a cara de pau de sempre.

Pobre Brasil, esse que pode surgir das urnas em 2010!

Nenhum comentário: