dezembro 18, 2015

XÔ, GOLPISTAS!











As decisões do Supremo Tribunal Federal sobre o rito de processo de impeachment contra qualquer presidente da república deixaram claro, claríssimo, que qualquer açodamento que descumpra a Constituição e as leis do País é sinal de golpe.

O que a oposição tentou fazer com a presidenta Dilma Rousseff é golpe, não passa de uma suja e lamentável tentativa de golpe.

Porque, se eles têm razão para o afastamento da presidenta, que sigam a lei, que apresentem os fatos e os motivos de tal afastamento dentro do ritual legal, não com manobras e tentativas de burla do processo.

Além disso, as falas de vários juízes do STF deixaram também claro que o processo de afastamento de um presidente constitui um rito complexo, de grande impacto na vida pública do País. E mais: é um ato de caráter e natureza política, que deve ter regras claras e precisas, para que o trauma do impedimento de um chefe de Estado e de Governo não se transforme numa crise de tal proporção, que transtorne a normalidade jurídica tão duramente conquistada.

Ficou, repito, um recado claro: somos uma democracia em construção e, para que essa democracia se consolide, é necessário que as instituições funcionem de forma plena, com o cumprimento da Constituição e das leis, sem o açodamento e a selvageria golpista de aventureiros e ressentidos.

Enfim, mandou para o povo brasileiro um “xô, golpistas” que deve levar a oposição – se ela quiser prosseguir na aventura do impedimento – a respeitar as leis do País, a não concordar ou até a incentivar movimentos que pedem intervenção militar e outras asneiras que se ouviram pelas ruas. Que a oposição compreenda de uma vez por todas o que é democracia e como deve ser jogado o jogo da democracia.

Ou isso, ou estará condenada a ser oposição para sempre!

Porque o povo brasileiro vai compreender o recado que recebeu.



(P.S.: o fato é ainda mais relevante, se considerarmos a índole oposicionista de vários juízes da atual turma do STF!)

Nenhum comentário: